| hmin
Depois de uma árdua travessia do deserto, marines norte-americanos alcançaram a principal rodovia de acesso à capital do Iraque, Bagdá. Neste sábado, dia 22, as forças militares dos Estados Unidos disseram estar bem posicionados para atacar o centro do país de Saddam Hussein.
Entre quinta e sexta-feira, as tropas deixaram para trás os colegas que combatem em Basra e avançaram para o norte, garantindo posições a cerca de 145 quilômetros da fronteira com o Kuwait. No sábado, exaustos, os marines aproveitavam a pausa para dormir e consertar ou reabastecer seus veículos. Outros estavam ocupados recebendo dezenas de soldados iraquianos que se rendiam.
Amontoados em grupos de 15 a 20 nos veículos blindados, os marines enfrentaram em 26 horas de viagem calor, poeira e muitos sacolejos. Para piorar, os carros de transporte têm uma falha de projeto que joga a fumaça dos motores diretamente nos olhos dos tripulantes.
Os marines dizem controlar agora a principal estrada que liga Basra (no sul do país) e Nassiriya (centro). Nesse trajeto, nenhuma oposição aos EUA foi encontrada.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.