| hmin
Ativistas e sindicatos italianos contrários à guerra realizaram manifestações e paralisaram atividades nesta quinta, dia 20, em protesto contra o ataque liderado pelos Estados Unidos ao Iraque. Manifestantes em Milão fizeram uma vigília na frente da catedral da cidade, enquanto em Veneza e Roma grupos de centenas de pessoas espontaneamente se sentaram no chão, em protesto passivo. Milhares são esperados mais tarde em uma passeata em Roma rumo à embaixada norte-americana.
Funcionários públicos declararam uma greve de um dia no país, e os três maiores sindicatos, com um número total de 11 milhões de trabalhadores, afirmaram que paralisarão suas atividades por duas horas, a partir das 11h (horário de Brasília), para protestar contra os ataques. O premiê italiano, Silvio Berlusconi, tem sido um dos mais fiéis aliados de Washington na crise iraquiana, e nessa quarta, dia 19, a coalizão com maioria no Parlamento aprovou abrir o espaço aéreo e bases militares italianas para os Estados Unidos. Porém, 70% da população se opõe à ação militar, mesmo com um aval da ONU.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.