Notícias

 | 20/03/2003 00h07min

Os armamentos iraquianos

Confira os equipamentos e o efetivo do Iraque:

Forças Armadas

O Iraque tem cerca de 390 mil militares na ativa. Anthony Cordesman, do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS), diz que o país possui a força mais eficiente da região. Segundo Phillip Mitchell, do Instituto Internacional para Estudos Estratégicos (IISS), porém, o Irã detém essa posição, com 520 mil militares na ativa.

Exército e Guarda Republicana

O Exército possui cerca de 350 mil integrantes. No país há ainda seis divisões da Guarda Republicana, um corpo de elite. Há quatro brigadas da Guarda Republicana Especial, encarregada da proteção do presidente Saddam Hussein e da liderança do país. O Exército possui 16 divisões. A maior parte dos soldados não recebeu um treinamento de última geração e convive com uma grande carência de equipamentos.

Tanques

O Iraque possui de 2,2 mil a 2,6 mil tanques de guerra, dos quais entre 1,8 mil e 2 mil estão prontos para entrar em combate. O país não tem tanques modernos pelos padrões dos EUA. Há 700 T-72 e vários T-62, de fabricação soviética. Os iraquianos perderam um grande número de tanques durante a Guerra do Golfo.

Artilharia

As cerca de 2, 4 mil peças de artilharia do Iraque incluem 200 a 250 peças com munição de autopropulsão. Essa artilharia não mostrou, no passado, capacidade para enfrentar uma força com grande mobilidade.

Defesa Aérea

A defesa aérea iraquiana conta com cerca de 17 mil homens, armados com 859 lançadores de mísseis terra-ar e 3 mil armas antiaéreas. Esses equipamentos estão inseridos em uma rede bastante organizada, uma das mais densas do mundo. Radares sofisticados podem ter sido contrabandeados da Ucrânia.

Força Aérea

O país conta com 316 aviões de combate, dos quais cerca de 50 por cento estão em operação. Entre eles há Mirages F-1 e MiGs-21, MiGs-23, MiGs-25 e MiGs-29. A Força Aérea possui 20 mil homens.

Mísseis

O Iraque vinha destruindo seus cerca de 120 mísseis Al Samoud por determinação da Organização das Nações Unidas (ONU). Segundo a Grã-Bretanha, o país teria também cerca de 20 mísseis Scud, com raio de ação de 650 quilômetros, capazes de atingir países como Israel, Arábia Saudita, Turquia e Irã.

Marinha

A Marinha iraquiana possui apenas embarcações obsoletas. Tem também um número desconhecido de minas e de mísseis antinavio Silkworm, lançados da terra.

Com informações da agência Reuters.


_________________________________

Folheie o caderno lançado pelos jornais do Grupo RBS




_________________________________

Entidades sociais


Conheça algumas ONGs e OCIPs que lutam pela melhoria de Florianópolis


Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.