Notícias

 | 17/03/2003 19h11min

Avião da FAB pode retirar brasileiros do Golfo Pérsico

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) foi colocado de prontidão para retirar os cidadãos brasileiros da área de conflito no Oriente Médio, caso a guerra seja realmente inevitável. O aparelho, que transportaria carga militar para a Europa em fevereiro, ficou no Brasil para o caso de precisar transportar aqueles que se encontram em zona de perigo.

O governo calcula que existam cem brasileiros na área de conflito. Bastaria um vôo para retirá-los do alvo dos ataques. No Iraque, moram apenas quatro pessoas de nacionalidade brasileira, de acordo com o Itamaraty. Em toda a região do Golfo, a estimativa é de que haja 15 mil brasileiros, a maioria com dupla nacionalidade.

O governo brasileiro ainda não divulgou, até agora, nenhum comunicado orientando seus cidadãos a se retirarem da zona de conflito. Mas, desde o agravamento das tensões no Oriente Médio em 2002, as embaixadas brasileiras em Abu Dhabi, Amã, Ancara, Beirute, Cairo, Damasco, Kuwait, Riad, Teerã e Tel Aviv foram instruídas a estreitar os contatos com os brasileiros residentes naqueles países, para que se pudesse dimensionar com mais precisão as respectivas comunidades e identificar possíveis dificuldades que poderiam existir quanto à locomoção e comunicação.

Os brasileiros que quiserem saber se os parentes residentes na região do Golfo Pérsico estão registrados nas embaixadas do Brasil devem se dirigir à Divisão de Assistência Consular do Ministério das Relações Exteriores.

Com informações da Globo News.


_________________________________

Folheie o caderno lançado pelos jornais do Grupo RBS




_________________________________

Entidades sociais


Conheça algumas ONGs e OCIPs que lutam pela melhoria de Florianópolis


Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.