| 13/03/2003 07h06min
O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, telefonou nessa quarta, dia 12, para o primeiro-ministro britânico, Tony Blair, e o presidente russo, Vladimir Putin, nos últimos esforços diplomáticos para tentar aprovar uma nova resolução na ONU que autorize a guerra contra o Iraque.
– O presidente está indo na última milha para a diplomacia – disse o porta-voz da Casa Branca, Ari Fleischer.
O telefonema de Bush para Putin pareceu indicar que o presidente norte-americano tem alguma esperança de persuadir seu colega russo a não unir-se à França durante a votação, já que a Rússia ameaçou usar seu poder de veto no Conselho de Segurança. Já a ligação para Blair é uma tentativa de acalmar a controvérsia provocada pelo secretário da Defesa norte-americano, Donald Rumsfeld, que um dia antes afirmou que os Estados Unidos estavam prontos para atacar o Iraque sem a participação militar britânica.
O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Sean McCormack, negou-se a dizer se Bush e Blair discutiram as afirmações de Rumsfeld. Segundo ele, os dois líderes conversaram diversas vezes nos últimos dias. Bush também telefonou para o presidente paquistanês, Pervez Musharraf, que oficialmente ainda não definiu sua posição no Conselho de Segurança, onde o Paquistão é membro rotativo.
O presidente norte-americano manteve-se distante dos olhos do público nesta semana, enquanto busca apoio para votos na ONU. Segundo Fleischer, Bush quer evitar pressões para comentar o progresso sobre a proposta de resolução, que dá ao Iraque até o dia 17 de março para se desarmar, sob o risco de enfrentar uma guerra. As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.