| 12/03/2003 09h55min
A Coréia do Norte arquiteta aquele que seria o terceiro teste com míssil nas últimas semanas e espera anunciar o feito nesta quarta, dia 12. Citando funcionários do serviço de inteligência dos Estados Unidos, o jornal The Washington Times lançou a notícia na edição deste dia 12.
Na última segunda, Pyongyang testou um míssil no Mar do Japão. Em 25 de fevereiro, um outro aparato, de curto alcance, na mesma área, foi disparado.
Até o momento, o Japão declarou apenas que, por não se tratarem de mísseis balísticos, os testes não preocupam o país. Entretanto, na segunda passada, o governo japonês não escondeu a insatisfação com a atitude da Coréia do Norte:
– Não achamos que isso seja muito favorável, dada a situação já instável criada pelo desenvolvimento nuclear da Coréia do Norte – declarou um porta-voz.
A atual crise teve início em outubro. Naquele mês, os norte-coreanos admitiram suas intenções nucleares aos EUA. Desde então, o regime comunista já abandonou um tratado internacional de não-proliferação nuclear, expulsou inspetores da Organização das Nações Unidas (ONU) e anunciou a reabertura de um reator capaz de enriquecer plutônio para uso em bombas.
O primeiro míssil havia sido testado no dia da posse do presidente sul-coreano, Roh Moo-hyun. Poucos dias depois, aviões do país do norte interceptaram jatos de espionagem dos EUA em espaço aéreo internacional, fato que agravou a tensão.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.