| hmin
A Coréia do Norte rejeitou nesta sexta, dia 14, a decisão da agência de monitoramento nuclear da ONU de enviar o assunto da crise nuclear envolvendo o país para apreciação do Conselho de Segurança e classificou a iniciativa como ''interferência em nossos assuntos internos''. A Agência de Notícias Central Coreana (KCNA) chamou a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) de ''cachorrinho da América'' e disse que Pyongyang não tinha obrigações com o órgão desde sua saída do Tratado de Não-Proliferação Nuclear no mês passado.
– Se a AIEA quiser cumprir sua missão como um órgão da ONU, ela deveria entrar com uma ação contra a ameaça ilegal dos EUA à península Coreana, não contra nosso exercício de direitos e medidas legítimos – afirmou a KCNA.
Na última quarta, dia 12, o comitê executivo da AIEA declarou a Coréia do Norte em violação de segurança atômica, encaminhando a questão para o Conselho de Segurança da ONU. O Conselho tem o poder de impor sanções econômicas – uma medida que a Coréia do Norte declarou que equivaleria a uma declaração de guerra. As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.