Notícias

 | 09/02/2003 16h07min

Suécia derrota Brasil por 3 a 2 e avança às quartas

Vinciguerra garantiu o ponto decisivo para os donos da casa sobre Saretta

No último jogo do confronto, a Suécia garantiu o placar de 3 a 2 sobre o Brasil e avançou às quartas-de-final do Grupo Mundial da Copa Davis 2003. Neste domingo, dia 9, o sueco Andreas Vinciguerra selou o resultado positivo para os donos da casa ao derrotar o paulista Flávio Saretta por 3 sets a 0, com parciais de 6/1, 7/5, 6/3. A partida foi disputada na quadra de carpete coberta do ginásio Idrottens Hus, em Helsinborg.

Completamente apagado, Saretta foi derrubado com muita facilidade por Vinciguerra, que em menos de duas horas garantiu a classificação aos suecos.

O sueco quebrou o serviço de Saretta por três vezes no primeiro set, quando o brasileiro teve seu pior desempenho no jogo. Trocando bolas de fundo e indo à rede, Vinciguerra passeou em quadra.

No segundo set, porém, Saretta teve boa performance, quebrando o serviço de Vinciguerra por duas vezes e abrindo vantagem de 4/2. Mas sua apatia permitiu que o sueco conseguisse mais uma quebra e a virada para 5/4. Confirmando seu saque e roubando outra vantagem do brasileiro, deu Vinciguerra novamente: 7/5.

No último e decisivo set, Vinciguerra voltou a encontrar pouca resistência do adversário, que desperdiçou boas chances de conseguir quebras de serviço. Apesar de apertar Vinciguerra quando já estava em grande desvantagem no placar, Saretta não resistiu à pressão e sucumbiu por 6/3.

Na próxima fase da competição entre países mais importante do tênis mundial a Suécia vai enfrentar a Austrália, novamente jogando em casa. O último confronto entre as duas equipes foi pelas semifinais do Grupo Mundial em 2001, em Sydney.

Coincidentemente, naquela ocasião a Austrália é que havia acabado de vencer o Brasil, em Florianópolis. E os donos da casa se deram bem novamente, passando pelos suecos por 4 a 1 e avançando à final, quando pararam nas raquetes da França, que levou o título.

Como no ano passado, o Brasil foi eliminado na primeira fase e terá de disputar a repescagem para permanecer no Grupo Mundial da Copa Davis. O adversário será uma das outras equipes que perderam nesta fase. O Brasil pode enfrentar Holanda, Grã-Bretanha, Bélgica, Alemanha, Romênia ou Estados Unidos. O confronto acontece em setembro e o adversário deverá ser definido em maio.

No ano passado, o Brasil foi eliminado da Davis pela República Checa, em Ostrava, também sobre o piso de carpete coberto. A equipe brasileira disputou a repescagem contra o Canadá e garantiu sua permanência entre os grandes, vencendo o adversário por 4 a 0, no Rio.


_________________________________

Folheie o caderno lançado pelos jornais do Grupo RBS




_________________________________

Entidades sociais


Conheça algumas ONGs e OCIPs que lutam pela melhoria de Florianópolis


Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.