| 06/02/2003 11h53min
O inspetor-chefe da Organização das Nações Unidas (ONU), Hans Blix, disse nesta quinta, dia 6, que o Iraque não havia cooperado suficientemente em relação a seu desarmamento e que, se não mudasse de postura, seu próximo relatório ao órgão refletiria com dureza suas frustrações.
– O que não funcionou do lado iraquiano foi o país ou apresentar itens proibidos, para sua destruição, ou mostrar provas de que eles foram destruídos – afirmou Blix a repórteres, depois de se encontrar com o primeiro-ministro britânico, Tony Blair, em Londres. – Esperamos que a esta altura dos acontecimentos eles apresentem uma resposta positiva. Se eles não fizerem isso, então nosso relatório na próxima sexta, dia 7, não será o que gostaríamos que fosse.
Blix e Mohamed ElBaradei, que estiveram à frente de mais de dois meses de inspeções de armas no Iraque, voltarão a Bagdá no fim de semana. Os dois entregarão ao Conselho de Segurança da ONU um novo parecer sobre o assunto em 14 de fevereiro. Blair sugeriu que a data poderá ser o prazo para a guerra, argumentando esta semana que então fará "seus julgamentos''. As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.