| hmin
O ministro das Relações Exteriores da Grã-Bretanha, Jack Straw, qualificou nesta quarta, dia 5, como inúteis as tentativas de dar mais tempo aos inspetores da Organização das Nações Unidas (ONU) no Iraque, dizendo que Bagdá está em violação material da resolução de desarmamento do órgão. A Grã-Bretanha e os Estados Unidos acusam o Iraque de esconder armas de destruição em massa dos inspetores da ONU e ameaçam lançar uma ação militar para desarmar Bagdá à força.
No entanto, importantes aliados estão em desacordo com uma guerra contra o Iraque. O presidente francês, Jacques Chirac, insistiu nessa terça, dia 4, que os inspetores da ONU devem ter o tempo que precisarem para concluir pacificamente sua tarefa no Iraque. Rússia e Alemanha adotaram postura similar.
Em artigo publicado no jornal Times, Straw acusou o presidente iraquiano, Saddam Hussein, de "encobrimento, evasão, intimidação e falsidade''.
– Parece estar cada vez mais claro que Saddam nunca vai renunciar às suas armas voluntariamente –, escreveu Straw. – Não há sinais de que Saddam esteja pronto para abandonar hábitos de toda a vida e cumpra com a resolução 1441 do Conselho de Segurança.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.