| hmin
O chefe da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), Abdullah al-Attiyah, alertou neste sábado, 1º de fevereiro, que o mercado da commodity pode ter excesso de oferta no segundo trimestre e queda de preço, especialmente se a produção na Venezuela for restabelecida.
Attiyah, que também é ministro do Petróleo do Catar, disse que a Opep pode se confrontar com excesso ou falta do produto no mercado durante o encontro da organização, em 11 de março, para reavaliação da política de produção.
Quando questionado sobre a possibilidade de queda de preços durante o segundo trimestre – quando geralmente há redução sazonal de consumo de cerca de dois milhões de barris por dia –, ele respondeu que "esse é um ponto que nos preocupa".
Attiyah previu um particular excesso de oferta de petróleo no segundo trimestre se a produção da Venezuela for totalmente restabelecida.
– Se a Venezuela voltar (a produzir como antes), nós poderíamos ter mais de três milhões de barris por dia em excesso – disse.
A Venezuela, outrora o quinto maior exportador mundial de petróleo, viu sua produção da commodity despencar há dois meses, quando começou uma greve no país pedindo a saída do presidente Hugo Chávez ou a antecipação de eleições. A estatal Petroleos de Venezuela (PDVSA), afetada pela paralisação, vem retomando sua produção aos poucos.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.