| hmin
Os militares norte-americanos anunciaram nesta quarta, dia 29, a convocação de 15.718 reservistas para uma possível guerra no Iraque, o que eleva o total para quase 95 mil soldados preparados para o conflito. O anúncio foi feito um dia após o discurso anual do presidente George W. Bush sobre o Estado da União, no qual ele prometeu revelar novas provas de que o Iraque possui armas de destruição em massa. Bush se comprometeu a usar todo poderio militar norte-americano para desarmar o regime de Saddam Hussein, caso seja necessário.
Desde os atentados de 11 de setembro de 2001, dezenas de milhares de reservistas já foram convocados. Muitos estão se deslocando para a região do Golfo, onde há mais de 100 mil militares da ativa. No total, já foram convocados 64.741 reservistas do Exército, 14.627 da Força Aérea, 8.729 dos marines, 5.476 da Marinha e 1.051 da Guarda Costeira. Na guerra do Golfo, em 1991, foram mobilizados 106 mil reservistas.
Recentemente, os Estados
Unidos também enviaram mais dois porta-aviões para o Golfo, o que vai dobrar a frota na região. Cada embarcação destas tem 75 jatos em condições de atacar o Iraque. A Grã-Bretanha também está levando um porta-aviões e outros navios para o Golfo e já anunciou sua disposição de deslocar 35 mil soldados para a área.
As informações são da Agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.