Notícias

 |  hmin

Venezuela vai adotar câmbio fixo

O governo venezuelano anunciou nesta terça-feira, dia 28, que adotará o câmbio fixo para tentar controlar as finanças do país. O Banco Central da Venezuela (BCV) será o responsável pela administração do sistema. A nova cotação do dólar ainda não foi divulgada.

A suspensão do mercado cambial foi adotada na quinta-feira passada e sua prorrogação deve ajudar o governo a implantar o controle do câmbio. Segundo ministro das Finanças, Tobías Nóbrega, o esquema estudado pelo governo prevê um controle integral muito forte em uma primeira etapa. 

Nóbrega informou que a negociação de dólares continuará suspensa por mais uma semana, enquanto são estudadas novas medidas. O controle de câmbio será administrado por uma equipe de três a cinco funcionários que deverão ser indicados pelo presidente Hugo Chàvez. 

O ministro revelou que a medida foi adotada porque o país está em uma situação dramática de redução nas reservas internacionais. A perda chega a cerca de US$ 60 milhões diários. A fuga de recursos ao Exterior estava provocando também a maxidesvalorização do bolívar, que já perdeu quase a metade do valor desde o início da greve geral que paralisa o país há quase dois meses.

A greve provocou uma fortuna perdas na economia venezuelana. A paralisação da produção de petróleo provocou um déficit que chega a US$ 3 bilhões. O país, o quinto maior produtor de petróleo do mundo, produzia três milhões de barris diários antes da greve. Atualmente, são colocados no mercado pouco mais de um bilhão de barris diários.


_________________________________

Folheie o caderno lançado pelos jornais do Grupo RBS




_________________________________

Entidades sociais


Conheça algumas ONGs e OCIPs que lutam pela melhoria de Florianópolis


Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.