| hmin
O Iraque emitiu nesta segunda, dia 20, uma declaração conjunta com os principais inspetores de armas da Organização das Nações Unidas (ONU) no país. No documento, o governo do país de Saddam Hussein se comprometeu a fazer mais para ajudar na verificação internacional de que Bagdá cumpre exigências de desarmamento feitas pela ONU.
Amir al-Saadi, um importante conselheiro do presidente Saddam Hussein, leu o comunicado durante uma entrevista coletiva com os inspetores-chefes Hans Blix e Mohamed ElBaradei, que visitam o país. Segundo a declaração, o Iraque entregou mais documentos aos inspetores e esclareceu o conteúdo de outros, além de estar formando sua própria equipe de especialistas para procurar possíveis ogivas. Bagdá disse que "tinha esquecido'' das ogivas vazias encontradas na semana passada por inspetores da ONU.
O Iraque afirmou ainda que apoiaria inspeções em "locais particulares'' – uma aparente referência a lugares como as casas de cientistas – e "entrevistas privadas'' (possível alusão a conversas de inspetores da ONU com especialistas iraquianos sem a presença de representantes do governo).
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.