Notícias

 | 16/01/2003 16h58min

Inspetores da ONU encontram ogivas químicas vazias no Iraque

Bush diz que prazo dado a Saddam Hussein está se esgotando

Os inspetores de armas da Organização das Nações Unidas (ONU) encontraram ogivas químicas vazias durante uma inspeção de uma área de armazenamento nesta quinta, dia 16, no Iraque, disse um porta-voz da ONU em Bagdá.

O porta-voz, Hiro Ueki, não deu qualquer estimativa da importância da descoberta feita durante uma inspeção à Área de Armazenamento de Munição de Ukhaider. Ele disse que um grupo de inspetores foi até o local para inspecionar um grande número de depósitos construídos no final da década de 1990.

– Durante a inspeção, o grupo descobriu 11 ogivas químicas de 122 milímetros vazias, e uma que requer uma melhor avaliação – disse Ueki em um comunicado.

Segundo ele, as ogivas estão em excelentes condições e são parecidas com as importadas pelo Iraque durante o final dos anos 1980. O grupo utilizou equipamentos de Raio-X portáteis para realizar análises preliminares e coletar amostras para testes químicos. Não houve comentário imediato do lado iraquiano.

A descoberta foi anunciada horas depois de o presidente George W. Bush ter voltado a disparar sua retórica contra o Iraque, ao alertar o presidente Saddam Hussein que o tempo para que Bagdá cumpra as demandas da ONU e se desarme está se esgotando. Bush disse ainda que a paciência dos EUA "acabaria em algum momento". A Casa Branca afirmou também nesta quinta que o dia 27 de janeiro, quando será entregue ao Conselho de Segurança da ONU o relatório final dos inspetores de armas, é uma "data importante" para que os EUA decidam se haverá ou não uma guerra contra o regime de Bagdá.


_________________________________

Folheie o caderno lançado pelos jornais do Grupo RBS




_________________________________

Entidades sociais


Conheça algumas ONGs e OCIPs que lutam pela melhoria de Florianópolis


Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.