| hmin
O líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), afirmou nesta terça, dia 14, que antecipou a escolha do candidato à presidência da Casa com o respaldo da maioria da bancada. Segundo ele, que disputa a indicação com José Sarney (AP), a decisão foi tomada após consultar 14 dos 20 senadores peemedebistas.
Na tentativa de conter o crescimento da candidatura de Sarney, Renan anunciou a antecipação da escolha do candidato do partido pela bancada, prevista para 31 de janeiro. Os senadores peemedebistas se reunirão na liderança do partido na manhã de quinta, dia 16.
Segundo Calheiros, não há nenhuma possibilidade regimental do encontro ser questionado porque, conforme as regras, cabe à bancada escolher um nome. Ele também voltou a garantir que o acordo feito com o PT para a eleição dos presidentes da Câmara e do Senado será honrado pelo partido. E acrescentou que o PMDB irá ajudar o governo Luiz Inácio Lula da Silva.
A posição de Calheiros acaba se chocando com as observações feitas nesta terça pelo presidente do PT, deputado José Genoino (SP), que recusa-se a dizer se o partido apoiará qualquer que seja o candidato peemedebista. O PT tem demonstrado preferência pela indicação de Sarney para presidir o Senado. O ex-presidente apoiou abertamente Lula na campanha presidencial.
O ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, por sua vez, garantiu que o governo não irá interfirir na escolha do candidato do PMDB.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.