| hmin
O número de caminhões parados em postos de combustível devido a medida que proíbe o trânsito desses veículos no trecho sul da BR-101 em Santa Catarina foi baixo neste domingo, dia 12, em relação a sexta-feira, quando começou a vigorar a restrição.
Das 14h às 22h de domingo, os caminhoneiros tiveram que dar espaço no trecho não-duplicado para o veículos de passeio, ônibus ou caminhões com carga perecível.
Em Paulo Lopes, os policiais rodoviários tiveram pouco trabalho. Uma quantidade bem inferior de caminhões passou pelo local, facilitando a operação para os cinco agentes que estavam de plantão.
Até às 18h, o inspetor Erwin Brandl disse que teve que orientar cerca de dez motoristas para estacionarem a fim de cumprir com a nova norma.
– Tem muitos caminhoneiros que estão sabendo da restrição e costumam ficara parados em outros pontos antes de seguir pela BR-101 – falou.
Mesmo com a calmaria, os motoristas que tiveram de perder tempo nos postos não mediram palavras contra a regra.
– Não sei porque o governador quis "meter o nariz" numa estrada federal. Se soubesse que tinha que ficar parado, nem saía de casa. Perdi o dia por causa disso – esbravejou Arno Schaedler, 52, que tinha que entregar uma carga de papéis em Brasília na quarta-feira mas que, devido à interrupção, vai chegar com um dia de atraso.
– Vou exigir um documento que comprove a minha parada. Senão vão me descontar pelo frete atrasado – revelou.
O movimento de veículos de passeio foi pequeno até o final da tarde de domingo. O tempo bom fez com que os veranistas atrasassem a saída das praias. Perto das 18h, uma fila de carros se formou na altura da Enseada do Brito, em Palhoça, no sentido Sul/Norte.
Segundo a PRF, nesse horário é comum ocorrer congestionamentos. A fila atingiu uma extensão de três quilômetros. Do início da operação, às 14h, até às 19h30min, não foi registrado nenhum acidente grave no trecho sul da rodovia.
A operação vai continuar na próxima sexta-feira, com interrupção das 19h às 21h, e no domingo, com restrição das 14h às 22h.
No final do mês, o que discute alternativas para amenizar os acidentes e o intenso fluxo de veículos fórum permanente na BR-101 irá ser reunir para analisar o balanço da medida e se ela vai continuar tendo seqüência.
DIEGO ROSA / DIÁRIO CATARINENSEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.