Notícias

 | 07/01/2003 13h13min

Meirelles assume BC destacando o controle da inflação

Presidente do banco diz que vai atuar incisivamente para manter a estabilidade

A manutenção do controle de preços para garantir o crescimento econômico do Brasil foi a principal meta apresentada pelo novo presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, em sua posse no auditório da instituição em Brasília, pouco depois das 12h desta terça-feira, dia 7.

Para uma platéia de 3 mil convidados, entre políticos, representantes do mercado financeiro e diretores e servidores do banco, Meirelles falou de sua satisfação em assumir o cargo:

– É com grande honra que assumo um cargo em que a defesa da moeda deve ser inequívoca e permanente.

Durante todo o discurso de posse, Meirelles fez questão de evidenciar a preocupação com a manutenção da inflação em níveis reduzidos e a austeridade fiscal. Afirmou entender que a estabilidade "pavimenta o caminho para o crescimento", assegurando se valer de uma disciplina bancária para conduzir a presidência do Banco Central.

O deputado federal eleito pelo PSDB afirmou que pela experiência adquirida com a carreira de 28 anos em gestões de cargos financeiros lhe confere a possibilidade de dizer que o país "está no caminho certo" e lembrou do primeiro encontro com o então candidado à Presidência da República Luiz Inácio lula da Silva em 1989:

– O presidente Lula e eu partimos de pontos de vistas diferentes, mas o Brasil nos aproximou – disse.

A autonomia da instituição foi um dos pontos defendidos pelo presidente da instituição, mas ele negou que essa fosse uma das condições negociadas com o presidente Lula para assumir o cargo. Palocci também voltou a apoiar o debate sobre o tema. Segundo ele, essa é uma discussão "fundamental para o país"

Na cerimônia, o ex-presidente Armínio Fraga destacou o ajuste fiscal do Produto Interno Bruto (PIB), a reestruturação financeira dos Estados e a realização de parte da reforma previdenciária como aspectos positivos do governo de Fernando Henrique Cardoso. Não deixou de "alfinetar" ações da campanha de Lula, relacionado discursos que teriam sugerido, segundo ele, uma ruptura com a política econômica do governo FH. Fraga declarou que tais ações petistas contribuíram para gerar uma desconfiança no mercado internacional:

– Parecia até que caminhávamos em direção ao precipício.

Em tom conciliador, destacou o que chamou de nova postura e de "declarações mais equilibradas" da equipe do novo governo e lançou:

– A equipe do presidente Lula corre na direção certa.

No mesmo sentido, Henrique Meirelles aproveitou para pontuar aspectos importantes da administração Fraga da instituição:

– A implantação do câmbio flutuante e a adoção do regime de metas constituem-se em um marco entre os países emergentes – declarou.

As declarações do novo presidente do BC foram recebidas com otimismo pelo mercado financeiro. Instantes depois de encerrado seu pronunciamento, a cotação do dólar, que abriu o dia em alta, inverteu a tendência e passou a operar em leve baixa.

Wilson Dias  / Agência Brasil

Discurso de Meirelles foi recebido com otimismo pelo mercado financeiro
Foto:  Wilson Dias  /  Agência Brasil



_________________________________

Folheie o caderno lançado pelos jornais do Grupo RBS




_________________________________

Entidades sociais


Conheça algumas ONGs e OCIPs que lutam pela melhoria de Florianópolis


Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.