| hmin
O futuro secretário especial de Articulação Internacional do governo Luiz Henrique e atual chefe da Divisão Europa II (Central e Oriental) do Ministério das Relações Exteriores, Roberto Colin, assegurou que a restrição imposta no início da semana pelo governo russo à importação de carne suína de Santa Catarina está limitada a “problemas sanitários momentâneos”.
Ele já manteve contato com o embaixador russo no Brasil, Vassili Gromov, e saiu do encontro convencido de que haverá uma solução rápida para o impasse, que agora foi direcionado para o corpo diplomático brasileiro. Ele rechaçou qualquer possibilidade de problemas políticos ou comerciais entre os dois países.
Colin disse que, nos próximos dias, o Ministério das Relações Exteriores deverá procurar o chefe da Casa Civil do governo russo, Igor Chuvalov, para tratar do assunto e tentar também reverter o embargo. Chuvalov vem ao país para participar da solenidade de posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.
As negociações para a liberação das importações de carne suína catarinense para a Rússia, segundo Colin, estão sendo conduzidas pela encarregada de Negócios da Embaixada Brasileira na Rússia, Kátia Godinho, desde a vinda ao Brasil do embaixador José Viegas, que deve assumir um cargo no governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.
As informações são do Diário Catarinense.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.