| hmin
Depois de passar o dia discutindo como e quando distribuirão a declaração iraquiana de armas de destruição em massa, o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) autorizou nesta sexta, dia 6, os inspetores de armas que se encontram em Bagdá, capital iraquiana, a receber a declaração dos arsenais iraquianos.
O documento deve ser entregue pelo governo de Saddam Hussein neste sábado, dia 7, e os inspetores estão orientados a não divulgarem detalhes sobre as armas nucleares, químicas e biológicas. O embaixador iraquiano na ONU, Mohammed Al-Douri, disse que a declaração será entregue às 20h (17h em Brasília) e que serão enviadas cópias à sede da ONU em Nova York. Uma cópia poderia ser levada ao conselho no domingo, dia em que termina o prazo para a apresentação documento. Al-Douri antecipou que o relatório a ser apresentado vai trazer uma "enorme" quantidade de informações.
De acordo com o conselho, levará semanas até que seja concluída a análise da declaração iraquiana, um calhamaço de 13 mil páginas. O Iraque disse diversas vezes que não tem mais armas de destruição em massa e que a declaração não revelará nada de novo. Washington afirma, por sua parte, que as alegações de Saddam não são verdadeiras.
Autoridades do governo americano dizem ter evidências de que o Iraque mantém programas de armas de destruição em massa, o que seria uma violação à resolução da ONU de 8 de novembro. Segundo o texto, isso poderia levar à guerra.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.