Notícias

 |  hmin

Bush ignora decisão do parlamento e espera palavra final de Saddam

Resolução da ONU sobre desarmamento do Iraque foi rejeitada por unanimidade

Depois de ver rejeitada, nesta terça, dia 12, pelo parlamento iraquiano, a resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o desarmamento do Iraque, os Estado Unidos aguardam a palavra final do ditador Saddam Hussein.

A Casa Branca classificou a decisão dos paralmentares como "puro teatro" e informou que vai esperar a decisão do líder iraquiano. O presidente George W. Bush chegou a declarar que não levaria em conta a decisão, pois, segundo ele, todas as decisões sempre cabem ao ditador.

– O parlamento iraquiano se limita a carimbar o que diz Saddam Hussein. Não há democracia. O sujeito é um ditador. Queremos ver o que ele vai dizer – afirmou Bush, que já aprovou um plano que prevê a participação de 200 mil militares em uma eventual guerra.

A resolução sobre as inspeções de armas formulada pela ONU foi rejeitada por todos os 250 parlamentares que compõem a Casa e encerrou dois dias de debates na Assembléia Nacional. A palavra final agora recai sobre o Conselho do Comando Revolucionários, órgão dominado por Saddam, que tem até sexta para decidir se aceita ou não a resolução.

– Essa proposta da ONU é um pretexto para a guerra e não uma solução ampla. Ela procura criar uma crise ao invés de buscar um clima de cooperação – declarou o presidente do parlamento, Saddam Hammadi.

Apesar de muitos parlamentares terem criticado a proposta na segunda-feira, havia a expectativa de que a proposta fosse aprovada como forma de evitar uma nova guerra na região. Ainda na manhã desta terça, em um ato surpreendente, o filho mais velho de Saddam, Uday Hussein, pediu em carta enviada aos parlamentares que aceitassem o retorno dos inspetores.

A sessão parlamentar de emergência foi convocada para decidir sobre a resolução aprovada na sexta, dia 8, pelo Conselho de Segurança da ONU. O documento determina que o Iraque libere a entrada de inspetores de armas no país, com acesso ilimitado a todo e qualquer local suspeito de produzir armas químicas, biológicas ou nucleares – inclusive os oito palácios presidenciais.

Faleh Kheiber / Reuters

Parlamento reunido: decisão final sobre resolução do ONU é de Saddam Hussein
Foto:  Faleh Kheiber  /  Reuters


Notícias Relacionadas

12/11/2002 13h35min
Casa Branca considera decisão de Parlamento iraquiano um teatro
12/11/2002 08h55min
Parlamento iraquiano rejeita resolução de armas da ONU
11/11/2002 23h
Iraque define nesta terça posição sobre resolução da ONU
11/11/2002 21h30min
Iraque informa que ataque de domingo não deixou vítimas
11/11/2002 16h27min
Porta-voz de Parlamento iraquiano critica resolução da ONU
11/11/2002 07h04min
Iraque estuda resolução enquanto EUA preparam ataque

_________________________________

Folheie o caderno lançado pelos jornais do Grupo RBS




_________________________________

Entidades sociais


Conheça algumas ONGs e OCIPs que lutam pela melhoria de Florianópolis


Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.