| hmin
O diretor do FBI (polícia federal dos EUA), Robert Mueller, disse nesta sexta, dia 1º, acreditar que a rede Al Qaeda se desintegrou, mas ainda é capaz de levar a cabo ataques em massa coordenados.
Mueller, que recebe dois comunicados por dia sobre as investigações antiterrorismo que estão sendo feitas nos Estados Unidos, disse que a Al Qaeda tem potencial para comandar futuros ataques dentro e fora dos Estados Unidos.
Os EUA culpam Osama bin Laden e sua Al Qaeda pelos ataques aéreos ao World Trade Center e ao Pentágono, que mataram cerca de 3 mil pessoas em 11 de setembro do ano passado. Depois dos ataques, os EUA lançaram uma campanha para desintegrar a Al Qaeda, interromper seu programa de treinamento e arruinar seu apoio financeiro.
Mueller citou duas recentes mensagens, supostamente de Osama bin Laden e de seu maior colaborador, Ayman al-Zawahri, avisando sobre futuros ataques aos Estados Unidos e seus aliados.
Além das mensagens, nas últimas semanas um ataque a bomba na ilha turística de Bali, na Indonésia, matou mais de 180 pessoas, soldados americanos foram atacados no Kuweit e um navio-tanque francês foi atacado na costa do Iêmen.
– Tudo isso, junto, mostra que a Al Qaeda ainda quer nos atacar e ainda tem potencial, mesmo tendo sido desintegrada – disse.
Mueller também mencionou os recentes ataques a bomba nas Filipinas e o assassinato do diplomata americano na Jordânia, que ele afirmou não poder por enquanto ser necessariamente ligado à Al Qaeda. O FBI divulgou vários comunicados nacionais nas últimas semanas, dizendo às autoridades legais do país que fiquem alertas para potenciais ataques da Al Qaeda. As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.