| hmin
A administração Bush está preparando uma acusação de crimes contra a humanidade a ser imputada ao presidente iraquiano Saddam Hussein e contra mais de uma dezena de membros de seu círculo mais próximo no caso de o governo de Bagdá cair, disseram autoridades segundo reportagem do Washington Post. Saddam e seus filhos, Uday e Qusay, lideram a lista de suspeitos em potencial, junto com as autoridades governamentais Ali Hassan Majeed e Izzat Ibrahim, disse o jornal, acrescentando que autoridades norte-americanas e grupos de direitos humanos acreditam que os indivíduos poderiam ser acusados de genocídio ou de crimes contra a humanidade.
Fontes disseram que um julgamento de Saddam Hussein por crimes de guerra seria provável no caso de um conflito armado depor o líder iraquiano. O local para a instauração de um processo não ficou imediatamente claro, mas a equipe de Bush prefere que aconteça no Iraque pós-Saddam, disse o jornal.
– Sabemos que Saddam e suas dezenas de comparsas são os responsáveis por todas as atrocidades que aconteceram ali (no Iraque) por pelo menos uma década. Nós sabemos que mais de 100 mil pessoas morreram – disse ao jornal Pierre-Richard Prosper, embaixador de crimes de guerra do Departamento de Estado.
O inquérito sobre supostas acusações de crimes de guerra começou durante a administração de Bill Clinton, após a Guerra do Golfo (1991) e de relatos de que gás venenoso tinha sido usado contra vilarejos curdos no norte do Iraque. O presidente dos EUA, George W. Bush, acusa o Iraque de ser uma ameaça aos Estados Unidos e a seus aliados porque teria um programa de armas suspeito. Bush ameaçou derrubar o regime de Saddam. As informações são da Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.