| hmin
O Iraque prometeu na terça-feira, dia 22, resistir bravamente a qualquer investida militar dos EUA e declarou que o país de 22 milhões de habitantes estava pronto para defender cada centímetro do seu território.
– Nossos inimigos verão o quão bravamente o povo do Iraque lutará para defender seu país e sua dignidade – afirmou o chefe do gabinete presidencial, Ahmed Hussein Khudayyir. – Se formos forçados a lutar, nosso povo estará totalmente preparado para defender cada pedacinho do Iraque. Mas todos esperamos que Deus nos poupe da maldade dos agressores.
Khudayyir foi questionado sobre a decisão tomada no final de semana pelo presidente Saddam Hussein de libertar milhares de prisioneiros políticos e criminosos comuns. O vice-premiê afirmou que, agora, todas as prisões iraquianas estavam vazias. A medida inesperada, classificada pelos órgãos oficiais como um gesto de Saddam para agradecer aos iraquianos por terem concordado com a prorrogação do mandato presidencial dele por mais sete anos, foi vista por observadores como uma tentativa de angariar apoio ao governo diante da ameaça de uma invasão norte-americana.
Os EUA acusam o Iraque de desenvolver armas de destruição em massa na ausência dos inspetores da Organização das Nações Unidas (ONU), que deixaram o país árabe pouco antes do início de bombardeios realizados por norte-americanos e britânicos em 1998. O governo dos EUA defende que a melhor maneira de desarmar o Iraque é derrubar Saddam, no poder desde 1979. Na segunda-feira, porém, o presidente norte-americano, George W. Bush, afirmou acreditar que o país árabe possa ser desarmado pacificamente. Bush prometeu dar à diplomacia mais uma chance. As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.