| hmin
A assinatura do governador reeleito em Pernambuco, Jarbas Vasconcelos (PMDB), é a principal diferença na agenda que o candidato da aliança governista à Presidência, José Serra, cumpre nesta terça-feira, dia 22, em Recife, em comparação com a viagem do adversário Luiz Inácio Lula da Silva, há uma semana. Trajeto e horários previstos para Serra nesta tarde na capital pernambucana repetem o roteiro percorrido por Lula, da coligação liderada pelo PT.
Os serristas tentam apagar a imagem do Pátio do Carmo e adjacências "tingidos'' de vermelho na semana passada. Assim como a caminhada organizada pelo PT na terça-feira passada, que paralisou o trânsito na região central da cidade pela adesão de 100 mil pessoas, o deslocamento dos manifestantes pró-Serra com destino ao Pátio do Carmo está previsto para começar às 16h na Praça Oswaldo Cruz. A programação define que às 19h, o candidato tucano já saia de Recife. No caso de Lula, houve atrasos e o comício se estendeu até por volta das 19h30.
– Não se trata de copiar os petistas, pois desembocar no Pátio (do Carmo) é bastante comum em manifestações políticas no Recife – disse José Pinho Alves, deputado estadual do PSDB e um dos coordenadores da campanha tucana no Estado. – É uma área propícia para multidões.
Além de panfletos sobre a candidatura, haverá distribuição de "pelo menos'' 10 mil bandeiras e camisas. Nesse único ato em Pernambuco no segundo turno, Serra discursa e participa de showmício ao lado do grupo Harmonia do Samba e da dupla sertaneja Cirano e Cirino. Jarbas coordenou os pessoalmente os preparativos e convocou deputados federais e estaduais eleitos e reeleitos no primeiro turno para participar da "festa'' política.
Desde a semana passada manteve contatos com prefeitos para que garantam apoio de seus correligionários ao evento. Quanto à animação da passeata promovida pelo PT, Jarbas preferiu se eximir de comparar as duas caminhadas.
– Quem deu essa conotação foi a imprensa, fica difícil saber quantas pessoas tinham no ato de Lula, não faço política assim – disse ele em entrevista publicada por um jornal local nesta terça-feira. – Estamos tentando reverter o resultado. Se vai vencer, aqui é outra coisa. Mas Pernambuco vai ser um dos Estados onde o desempenho de Serra vai melhorar.
Lula – pernambucano de nascimento – teve 46,4% dos votos válidos e José Serra 28,5%, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O peemedebista Jarbas Vasconcelos conquistou o segundo mandato no primeiro turno com a chapa integrada pelo PFL e PSDB. A preferência pela sua permanência no cargo alcançou 60,4% dos votos válidos, um dos percentuais mais altos apurados no país de acordo com o TSE.
Pernambuco soma aproximadamente 5,4 milhões de eleitores (segundo maior colégio eleitoral do Nordeste, só atrás da Bahia). Desse total, Recife, que tem o prefeito petista João Paulo, detém uma fatia de cerca de 18% do eleitorado, com 982,5 mil votantes. As informações são da agência Reuters.
• Mais informações sobre candidatos, partidos, pesquisas, regras e números eleitorais no especial Eleições 2002.Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.