Notícias

 | 08/10/2002 19h46min

Número de governadores reeleitos sobe para cinco

Treze Estados já conheceram seus vencedores no primeiro turno

Aumentou para cinco o número de governadores que se reelegeram no primeiro turno das eleições deste ano. Com a  desistência de Ricardo Murad (PSB) confirmada nesta terça-feira, o atual governador do Maranhão, Zé Reinaldo (PFL), atingiu percentual de votos necessários para vencer no primeiro turno. As urnas indicaram um confronto com Jackson Lago (PDT) no segundo turno, mas a contagem de votos válidos mudou. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) considerou Murad inelegível por ele ser cunhado da ex-governadora Roseana Sarney, e o código eleitoral determina que parentes de titulares ao cargo já reeleitos não podem disputar a eleição. Nesta terça, o candidato desistiu de recorrer contra o TSE.

O nome do político permaneceu nas urnas porque não houve tempo hábil para ser deletado dos programas nas urnas eletrônicas.

Dos 16 governadores que tentaram reeleição nesse 6 de outubro, também venceram no primeiro turno Marconi Perillo (PSDB), em Goiás; Ronaldo Lessa (PSB), em Alagoas; Jarbas Vasconcelos (PMDB), em Pernambuco,   Jorge Viana (PT) no Acre.

Em outros nove Estados os candidatos à reeleição foram para o segundo turno: Espiridião Amin (PPB), em Santa Catarina, Geraldo Alckmin (PSDB), em São Paulo, Zeca (PT), no Mato Grosso do Sul, José de Abreu Bianco (PFL), em Rondônia, Flamarion Portella (PSL) em Roraima, Dalva Figueiredo (PT) no Amapá, Roberto Paulino (PMDB) na Paraíba, Fernando Freire (PPB) no Rio Grande do Norte e Joaquim Roriz (PMDB) no Distrito Federal.

No Piauí e no Rio da Janeiro a eleição foi definida no primeiro turno e os atuais governadores saíram derrotados. A governadora carioca Benedita da Silva (PT) perdeu para a primeira-dama Rosinha Garotinho (PSB), esposa do ex-governador e candidato à Presidência Anthony Garotinho. No Piauí, o governador Hugo Napoleão (PFL) perdeu para o petista Wellington Dias.

A modificação no Maranhão também muda o balanço de governadores eleitos por partido. O número de resultados já definidos passa de 12 para 13. O PFL se iguala ao PSB em número de governadores eleitos até agora: três. O PT, o PPS e o PSDB já garantiram dois governos estaduais cada um. O PMDB elegeu um.

Além do Maranhão, os Estados que já definiram seus candidatos foram: Amazonas, que elegeu Eduardo Braga (PPS); Bahia, com Paulo Souto (PFL); Alagoas, com Ronaldo Lessa (PSB); Espírito Santo, com Paulo Hartung (PSB); e Rio, com Rosinha Garotinho; Minas Gerias, com Aécio Neves (PSDB); Mato Grosso, com Blairo Maggi (PPS); Pernanbuco, com Jarbas Vasconcelos (PMDB); Piauí, com Wellington Dias (PT); Goiás, com Marcelo Perillo (PSDB); Acre, com Jorge Viana (PT); e Tocantis, com Marcelo Miranda (PFL).

Acompanhe todos os números da apuração no especial Eleições 2002.


Notícias Relacionadas

08/10/2002 18h05min
Desistência dá reeleição para Zé Reinaldo no Maranhão

_________________________________

Folheie o caderno lançado pelos jornais do Grupo RBS




_________________________________

Entidades sociais


Conheça algumas ONGs e OCIPs que lutam pela melhoria de Florianópolis


Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.