| 06/10/2002 22h01min
A maior eleição informatizada que Santa Catarina já teve apresentou problemas em apenas cem urnas eletrônicas, menos de 1% das 11.920 utilizadas no pleito. A maioria delas teve problemas técnicos que foram solucionados ainda pela manhã, na abertura dos locais de votação. Apenas 15 urnas em 12 cidades tiveram que ser substituídas pela votação tradicional, por meio de cédulas, o que frustrou muitos eleitores que haviam se preparado para digitar os seus votos.
Apesar da troca pelo sistema antigo de votação, a expectativa dos coordenadores da eleição no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no final da tarde deste domingo, era de que a totalização não sofreria atrasos, pois o contingente humano para a contagem manual dos votos nas comarcas era suficiente.
O coordenador da Secretaria de Informática do TRE, Carlos Camargo, considerou que o número de urnas com problemas foi bastante baixo com relação à eleição de 2000, e que esses pequenos contratempos não chegaram a comprometer o andamento da votação.
Na eleição municipal de 2000, foram 22 urnas que tiveram que ser substituídas pela conversão manual. As cidades que tiveram que trocar urnas foram Tubarão, Xanxerê, Rio Negrinho, Brusque, Aurora, Jaraguá do Sul, Canoinhas, Mafra, Gravatal, Araranguá, Fraiburgo e Balneário Camboriú.
As informações são do Diário Catarinense.
• Acompanhe todos os números da apuração no especial Eleições2002
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.