| 04/10/2002 17h03min
O dólar fechou nesta sexta, 4 de outubro, com queda de 2,43% em relação ao fechamento dessa quinta. A moeda norte-americana encerrada comprada por R$ 3,605 e vendida por R$ 3,615 no último dia de operação do mercado financeiro antes das eleições. No mês de outubro, o real acumula uma valorização de 3,72%, porém, no ano, a moeda brasileira amarga uma desvalorização de 35,93%.
Nos últimos cinco dias, a moeda oscilou principalmente em função da movimentação política e com a melhora do desempenho dos títulos da dívida brasileira no exterior. As instituições buscaram dólares para manter em caixa, mas não em exagero, para evitar prejuízos numa eventual queda na cotação do dólar na próxima segunda.
O mercado também passou a assimilar melhor a possibilidade de uma vitória do candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva. Além de ressurgir a expectativa de que a eleição tenha segundo turno, nesse caso, provavelmente disputado entre Lula e o governista José Serra (PSDB).
Também a melhora da perspectiva para a dívida brasileira negociada no exterior colaborou para a queda do dólar.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.