| hmin
Repórteres mundiais foram escolhidos pelo governo iraquiano para serem testemunhas dos esforços do país de Saddam Hussein em provar que não está desenvolvendo armas nucleares. Nesta segunda, 9 de setembro, os jornalistas visitaram a Tuweitha, uma ex-instalação nuclear usada atualmente, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores do Iraque, para pesquisas nas áreas médica e agrícola.
– O local foi completamente destruído (na Guerra do Golfo, em 1991) e não pode mais ser usado (para qualquer atividade nuclear) – afirmou o chefe da instalação, Fa'iz Hussein.
Na instalação, além de destroços e de estruturas de equipamentos danificados, os repórteres encontraram prédios construídos depois de 1994:
– Esses prédios são usados para pesquisas com o meio ambiente e com medicamentos ou para pesquisas na área de agricultura – garantiu Saeed Al Mousawi, autoridade do Ministério das Relações Exteriores.
Dentro dos prédios, os jornalistas assistiram à montagem de kits para o tratamento de doenças de rim e de fígado.
Também nesta segunda-feira, o diretor do Instituto Internacional de Estudos Estratégicos, de Londres, John Chipman, assegurou que a tecnologia de que dispõe o Iraque permite ao governo de Saddam Hussein construir uma bomba nuclear em poucos meses. De acordo com o pesquisador, o único entrave é a obtenção do combustível necessário para o processo de fissão.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.