| 08/09/2002 20h47min
Membros da segunda força guerrilheira da Colômbia libertaram neste domingo, 8 de setembro, 10 turistas de um grupo de 27 seqüestrados há três semanas. A liberação dos reféns por parte do esquerdista Exército de Liberação Nacional (ELN) aconteceu em uma zona de selva do departamento de Chocó, no noroeste da Colômbia, diante de uma comissão humanitária.
– Eles (os guerrilheiros) nunca nos trataram mal. Foram 20 dias de caminhada, nem podíamos dormir– disse Luz Angela Echeverry entre soluços, uma das pessoas que foi libertada.
Os libertados – seis homens e quatro mulheres – foram transportados de helicóptero até Medellín, capital do departamento de Antiquoia, 220 quilômetros ao noroeste de Bogotá. Posteriormente, a maioria deles viajou da avião para Cali, capital do departamento de Valle, onde vivem e de onde tinha saído a excursão.
A liberação dos próximos seqüestrados é esperada para os próximos dias, disse o governador do departamento de Valle, Germán Villegas, que mediou o processo de entrega dos reféns.
O ELN, com 5.000 combatentes, realizou em 1999 vários sequestros em massa, como o dos ocupantes de um avião comercial e de 160 fiéis que se encontravam num templo católico em Cali, para pressionar o governo a realizar negociações de paz.
Colômbia, país de mais de 40 milhões de habitantes, já registrou mais de 3.000 casos seqüestros por ano.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.