| 03/09/2002 19h29min
O brasileiro Gustavo Kuerten está fora da disputa do Aberto dos Estados Unidos, quarto e último evento do ano válido pelo Grand Slam (que reúne os maiores e mais importantes do circuito mundial). No terceiro jogo desta terça, dia 3 de setembro, no Estádio Arthur Ashe – a quadra central do complexo de Flushing Meadows, em Nova York –, Guga lutou muito, mas não conseguiu superar o holandês Sjeng Schalken. Cabeça-de-chave número 24 do torneio, Schalken venceu a partida válida pelas oitavas-de-final por 3 sets a 1, parciais de 6/3, 7/6 (8/6), 6/7 (5/7) e 7/6 (7/4).
Nas quartas-de-final, Schalken encara o chileno Fernando Gonzalez, cabeça-de-chave número 28. Também nesta terça, Gonzalez derrotou o francês Arnaud Clement por 3 sets a 0, parciais de 6/4, 6/2 e 6/3. O jogo entre Schalken e Gonzalez ainda não teve data nem horário definidos pela organização do torneio, mas deve ocorrer apenas nesta quinta.
Logo no primeiro game da partida que durou três horas e 15 minutos, o principal problema de Guga já apareceu: a falta de eficiência em aproveitar as oportunidades conquistadas para quebrar o saque de Schalken. O brasileiro teve duas chances no primeiro game de serviço do holandês, mas deixou ambas escaparem. Na parcial seguinte, Schalken já aproveitou o primeiro break point a favor para conquistar a vantagem que apenas administrou até fechar o set em 6/3. Em todo o jogo, Guga teve 13 break points a seu favor, mas aproveitou apenas três. Enquanto isso, o holandês converteu quatro de apenas seis chances de quebra sobre o brasileiro.
No segundo set, Schalken já saiu vencendo no serviço de Guga logo no primeiro game, e o catarinense só conseguiu devolver a quebra no oitavo game. A decisão foi para o tiebreak, no qual Guga teve o set point primeiro. Não aproveitou, ao contrário de Schalken, que fez 2 a 0 em 7/6 (8/6). A parcial seguinte começou exatamente ao contrário, com Guga chegando à quebra no primeiro game, mas o holandês igualou o placar devolvendo a quebra já na parcial seguinte. Em mais um tiebreak, Guga foi para o tudo ou nada e, no terceiro set point, finalmente fechou em 7/6 (7/5).
O quarto set de novo começou com Schalken vencendo no serviço de Guga, que conseguiu correr atrás e devolver a quebra no sexto game. Sacando melhor (foram 15 aces contra quatyro do adversário), Guga se deixou desconcentrar por marcações de bolas duvidosas por parte da arbitragem e passou a errar jogadas seguidas – no final, cometeu 12 erros não-forçados a mais do que o holandês, que teve apenas um winner de vantagem. No terceiro tiebreak da partida, a frieza de Schalken determinou a passagem do holandês às quartas-de-final do Grand Slam nova-iorquino por 7/6 (7/4).
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.