| 31/08/2002 18h12min
Pesquisa do Instituto Datafolha realizada nesta sexta, 30 de agosto, e divulgada neste sábado, dia 31, confirma a tendência de crescimento do candidato José Serra (PSDB) após o início do horário eleitoral gratuito. Serra subiu seis pontos percentuais e está em situação de empate técnico com Ciro Gomes (PPS) na segunda colocação da corrida presidencial. A liderança permanece com Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Serra, que tinha 13% no último Datafolha, realizado entre 15 e 16 de agosto, passou agora para 19%. Ciro perdeu sete pontos percentuais e tem no momento 20%. Como a margem de erro da pesquisa é de dois pontos (para cima ou para baixo), há uma situação de empate técnico.
Lula permanece com o mesmo percentual do levantamento anterior (37%). O ex-governador do Rio Anthony Garotinho (PSB) oscilou negativamente dentro da margem de erro e está agora com 10% – tinha 12%.
Nas simulações de segundo turno, Lula aparece com resultados superiores a todos os seus adversários. O petista venceria o candidato do PPS, Ciro Gomes, por 48% a 41%. Em relação ao último levantamento, feito entre os dias 15 e 16 de agosto, a disputa ficaria empatada, com 45%.
Contra o tucano José Serra (PSDB), Lula venceria por 51% a 39%. A diferença entre os dois era de 14 pontos e, neste levantamento, oscilou para 12.
Se o adversário fosse Anthony Garotinho (PSB), Lula atingiria 54%, contra 33% do ex-governador do Rio.
O Datafolha entrevistou um total de 2.581 pessoas, em 148 cidades de todos os Estados do país.
• Mais informações sobre candidatos, partidos, pesquisas, regras e números eleitorais no especial Eleições 2002.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.