| 27/08/2002 22h32min
Osama bin Laden voltou a comandar ativamente a rede Al-Qaeda, e o grupo prepara-se para novos ataques de guerrilha contra as forças americanas estacionadas no Afeganistão. As informações, anunciadas nesta terça, 27 de agosto, pelo jornalista Abdel-Bari Atwan, editor do jornal Al-Quds Al-Arabi – publicado na Grã-Bretanha – afirmam que, segundo relatos recentes de aliados da Al-Qaeda, a rede havia recuperado a confiança depois dos intensos bombardeios dos Estados Unidos.
– A Al-Qaeda ficou abalada durante o bombardeio dos EUA. Então era difícil para Bin Laden permanecer no controle da rede. Agora, eles dizem que Bin Laden está no comando novamente, e a rede está reagrupada e reorganizada – contou Atwan.
O jornalista, que entrevistou Bin Laden em 1996, mantém contato com seus aliados e seguidores. As informações recebidas pelo repórter indicam que o líder terrorista estaria bem de saúde e "em segurança", planejando novos ataques contra os norte-americanos. O paradeiro dele, porém, é desconhecido.
Os EUA lançaram uma campanha militar no Afeganistão no ano passado para destruir a Al-Qaeda e caçar Bin Laden, o principal suspeito dos ataques de 11 de setembro contra Nova York e Washington. A ação militar também visou a punir o regime do Talibã, que deu abrigo ao terrorista. Mas remanescentes dos dois grupos continuam a escapar da coalizão liderada pelos norte-americanos, escondendo-se nas montanhas, misturando-se com a população civil ou escapando para os vizinhos Paquistão e Irã. Para Atwan, a Al-Qaeda e o Talibã estão reatando laços que foram cortados quando a campanha militar americana começou.
– Minha impressão é a de que ele fará um novo ataque coincidindo com uma ação americana no Iraque. Ele gostaria de se aproveitar da situação para chamar a atenção dos árabes, então ele provavelmente adiaria qualquer ataque até que os Estados Unidos comecem a agir no Iraque – disse o jornalista.
Atwan afirmou ter sido informado de que o egípcio Ayman al-Zawahri, braço direito de Bin Laden e principal estrategista da Al-Qaeda, estaria com ele e um pequeno grupo de guarda-costas.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.