Notícias

 | 19/07/2002 15h48min

Resultados nacionais sairão em até quatro horas e meia

A divulgação dos resultados das eleições deste ano será feita nacionalmente em torno de quatro horas a quatro horas e meia após o término da votação, segundo o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Nelson Jobim. Ele atribui a rapidez à informatização do sistema. O ministro destacou, porém, que os resultados nacionais não poderão ser anunciados imediatamente no Rio de Janeiro devido à votação no Acre e em Rondônia, que tem duas horas de diferença.

A proclamação dos resultados globais, contudo, só será feita no dia seguinte da votação, esclareceu o ministro. O tempo previsto pelo TSE para divulgação dos resultados preliminares inclui o Acre e Rondônia e já definirá quem ganhou a eleição, disse Jobim.

O presidente do TSE afirmou que a principal modificação das eleições deste ano em relação às anteriores diz respeito ao número de votos. Serão seis votos, no lugar de cinco das eleições passadas, que exigirão o manuseio de 19 algarismos mais seis toques na tecla "confirmo", o que totalizará 25 toques na urna. Por essa razão, Jobim recomendou aos eleitores que levem uma “cola” na hora de votar para que a operação seja rápida. Pelos cálculos do Tribunal, a média nacional de votação será de um minuto e 15 segundos a um minuto e meio.

Jobim garantiu que não há possibilidade de fraude com a utilização da urna eletrônica. Ele destacou que, neste ano, além de exame de todo o mecanismo do sistema, haverá a chamada votação paralela, que é a escolha de duas urnas em cada estado que serão votadas de forma aberta durante todo o dia da votação e simulados os votos para que, ao final do dia, se veja a compatibilidade entre o resultado daquela urna e o resultado dos mecanismos de controle.

Esta será a maior eleição já verificada no Brasil, assegurou Jobim, somando 115,238 milhões de eleitores, com 340 mil seções eleitorais no país, das quais 21 mil serão com voto impresso, para fazer um teste para as eleições municipais, o que equivale a 10% do eleitorado brasileiro. Nas eleições de 2004 haverá mais um contingente de seções visando a informatização total com voto impresso nas próximas eleições nacionais.

Mais informações sobre candidatos, partidos, pesquisas, regras e números eleitorais no especial Eleições 2002.


_________________________________

Folheie o caderno lançado pelos jornais do Grupo RBS




_________________________________

Entidades sociais


Conheça algumas ONGs e OCIPs que lutam pela melhoria de Florianópolis


Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.