| 09/07/2002 10h55min
O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, disse na noite desta segunda-feira, dia 8, que seu governo usaria "todos os instrumentos à sua disposição" para derrubar o presidente do Iraque Saddam Hussein. "Eu acredito firmemente que o mundo ficará mais seguro e pacífico se houver uma mudança de regime naquele país", afirmou Bush em entrevista coletiva na Casa Branca.
Na semana passada, durante dois dias de negociações na Áustria, autoridades iraquianas e das Nações Unidas não chegaram a um acordo para atenuar as sanções impostas contra Bagdá após a Guerra do Golfo e sobre o retorno dos inspetores de armas dessa organização, que foram retirados do país em 1998 pouco antes do bombardeio liderado pelos EUA. A delegação iraquiana também pedia garantias de que os EUA não lançariam um ataque militar, o que não conseguiu obter nem da Organização das Nações Unidas (ONU), nem de Bush.
"Estou envolvido no plano militar, no planejamento diplomático, no planejamento financeiro", disse Bush, observando que a mudança do regime iraquiano é uma política declarada de seu governo. No entanto, ele se recusou a comentar reportagens recentes sobre o status do projeto da Casa Branca de depor Saddam.
O Departamento de Estado norte-americano declarou que apóia os objetivos de uma reunião de grupos de oposição iraquiana no final dessa semana em Londres. "Nós esperamos que a conferência ajude a comunidade iraquiana a aproximar-se da meta de um futuro melhor para o povo iraquiano após Saddam Hussein", afirmou Richard Boucher, o porta-voz do Departamento de Estado. Boucher acrescentou que os Estados Unidos não financiaram o evento, mas enviariam um diplomata para participar das discussões.
As informações são da Agência Brasil.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.