Notícias

 |  hmin

Arafat diz que construção de cerca é medida de racismo

Novos ataques ocorreram nesta segunda-feira causando uma morte

O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Yasser Arafat, afirmou que a criação de uma cerca na Cisjordânia – medida anunciada nesta segunda-feira, dia 17, pelo governo israelense, visando proteger o território de futuros ataques – é um exemplo do racismo sionista, uma agressão lamentável.

– É uma violação corrompida da nossa terra, um ato de racismo e apartheid que nós reprovamos totalmente – disse Arafat.

Israel quer dar um ponto final na infiltração de militantes suicidas provenientes de áreas palestinas. Nesta segunda-feira, governo israelense deu início à construção. Comparada pela Liga Árabe como o "novo muro de Berlim", a cerca, que terá 350 quilômetros de extensão, está gerando críticas diversas. Ela deverá ser construída em seis meses e cobrirá toda a fronteira não demarcada entre Israel e a Cisjordânia, região ocupada pelos israelenses na Guerra dos Seis Dias, em 1967.

Israel alega que a cerca tem como único objetivo evitar ataques de militantes. O projeto seria uma questão de defesa, não de demarcação. Mas os palestinos temem que o país se aproprie de grandes áreas dos seus territórios durante a construção. Ultranacionalistas israelenses se pronunciaram contra a barreira, preocupados com o possível isolamento de aproximadamente 200 mil colonos judeus na Cisjordânia. O governo americano também não aprovou o posicionamento de Israel diante a obras.

Em meio a polêmica sobre a construção, nesta segunda-feira, um homem-bomba palestino detonou explosivos perto de uma patrulha israelense, no norte do país, sem causar outras vítimas. O incidente ocorreu próximo ao povoado árabe israelense de Kafr Salem, onde começaram os trabalhos de construção da cerca.

Em Belém, soldados israelenses mataram um militante palestino quando passava com seu carro em um vilarejo na cidade. Testemunhas identificaram o homem como Walid Sbeich, 30, membro das Brigadas de Mártires Al Aqsa – grupo afiliado à facção Fatah, de Yasser Arafat, e responsável pela morte de dezenas de israelenses em ataques-bomba.


_________________________________

Folheie o caderno lançado pelos jornais do Grupo RBS




_________________________________

Entidades sociais


Conheça algumas ONGs e OCIPs que lutam pela melhoria de Florianópolis


Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.