| hmin
As vendas a prazo, em todo o território nacional, apuradas pelo Indicador Serasa do Nível de Atividade do Comércio, cresceram 19,7% na semana que antecede o Dia dos Namorados em relação ao mesmo período de 2001. No caso das vendas à vista e com cheques pré-datados o aumento foi inferior – de 2,4% – porque o consumidor está utilizando o crédito para ampliar seu poder aquisitivo. As vendas totais apresentaram variação positiva de 3%.
O crescimento das vendas a prazo foi alavancado pelas promoções, sobretudo, de confecções de inverno, artigos relacionados à Copa do Mundo e eletroeletrônicos, que contaram com maiores facilidades de pagamento oferecidas pelo varejo.
A Serasa destaca que o Dia dos Namorados no ano passado teve um crescimento de vendas baixo relativamente a 2000, de apenas 1,7%, justificado pela adoção do racionamento de energia, pelo receio de contágio da crise argentina e pela valorização do dólar.
O desempenho total registrado, de 3%, é considerado razoável, pois incide sobre uma base expressiva. O Dia dos Namorados é a terceira melhor data de vendas para o comércio, após o Natal e o Dia das Mães. O Indicador Serasa do Nível de Atividade do Comércio tem como base uma amostra das consultas realizadas aos produtos Achei-Recheque, para as vendas à vista e com cheques pré-datados e ao Concentre e Credit Bureau para as vendas a prazo.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.