| hmin
A participação do PT no plebiscito sobre a Área de Livre Comércio das Américas (Alca) está sob risco. A forma de organização do plebiscito, definida hoje em plenária em São Paulo com as mais de 40 entidades envolvidas no projeto, desagradou aos petistas. Entre os organizadores da consulta estão partidos de esquerda, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a União Nacional dos Estudantes (UNE).
Por sugestão do PSTU e do MST, entre outras entidades, foi incluída no plebiscito uma pergunta sobre o contrato que permite ao governo norte-americano utilizar a base de Alcântara (MA) para lançar foguetes. Haverá ainda duas questões sobre a Alca, uma pedindo a opinião sobre a participação do Brasil na entidade e outra sobre a continuação do país nas negociações.
O PT ficou insatisfeito com a inclusão da pergunta sobre Alcântara porque considera que tira o foco do plebiscito da Alca e, o que seria pior, poderia passar a imagem de que o partido de Luiz Inácio Lula da Silva é antiamericano. Em minoria no núcleo organizador do plebiscito, marcado para setembro, os petistas disseram que decidirão sobre a participação ou não em reunião da executiva nacional, na próxima segunda-feira. Apesar de não descartar agora nenhuma hipótese, petistas dizem que a inclusão da questão sobre Alcântara “criou dificuldades” à participação da sigla.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.