| 23/05/2002 06h59min
A decisão de reproduzir nas eleições proporcionais a coligação de PTB e PDT no Estado dependerá exclusivamente de um acerto entre as executivas estaduais dos dois partidos. A cúpula nacional do PTB reiterou nessa quarta, dia 22, à direção estadual do partido que não pretende interferir nos próximos acertos entre os diretórios gaúchos.
Oficialmente, PTB e PDT têm até o final de junho – prazo máximo para a realização das convenções partidárias – para resolver o impasse. O PTB gaúcho insiste em disputar as eleições com chapa própria para deputado estadual e federal, temendo não conseguir manter as 10 cadeiras que possui na Assembléia Legislativa. Já o PDT defende a reprodução da aliança majoritária na disputa proporcional.
Embora os últimos acertos da Frente Trabalhista (aliança que reúne PTB e PDT) no Estado estivessem na pauta da reunião da executiva nacional do PTB, realizada ontem em Brasília, os atritos entre as duas siglas no Estado não foram discutidos. O presidente do partido, deputado federal José Carlos Martinez (PR), apenas pediu aos representantes gaúchos do diretório um relato sobre a situação regional da aliança.
Segundo o deputado federal Edir Oliveira, Martinez – que é favorável à reprodução da coligação nas proporcionais – foi informado pela comitiva gaúcha do PTB (integrada por ele, pela secretária-geral Sônia Santos e pelo candidato a vice-governador pelo partido, Luiz Francisco Barbosa) de que a aliança entre PDT e PTB “está bem encaminhada no Estado”.
– Vamos definir os acordos no Rio Grande do Sul. A questão das candidaturas proporcionais só chegará à executiva nacional se não for acertado por nós – afirmou.
Para o candidato da Frente Trabalhista ao governo do Estado, vereador José Fortunati (PDT), a reprodução da aliança nas proporcionais fortaleceria a coligação. Ele acredita, no entanto, que os acertos serão encaminhados por meio do diálogo entre as siglas.
– As duas executivas estaduais têm maturidade suficiente para buscar o entendimento. Há uma forte disposição de diálogo da direção estadual do PDT com o PTB gaúcho – diz Fortunati.
Na noite de ontem, acompanhado pelos presidentes estadual e nacional do PDT, Vieira da Cunha e Leonel Brizola, respectivamente, o vereador compareceu ao aniversário do presidente nacional do PTB. Segundo Fortunati, a participação do PDT na festa de Martinez, realizada em Brasília, comprovou que a sigla mantém o propósito de encaminhar a futura fusão dos dois partidos.
FERNANDA CRANCIOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.