| hmin
Os candidatos a governador Tarso Genro (PT) e Celso Bernardi (PPB) surpreenderam dezenas de parlamentares durante o 33º Encontro Estadual de Vereadores, em Uruguaiana, ao trocar um breve abraço.
Os dois encontraram-se na tarde desta quinta-feira, 16 de maio, no Clube Comercial de Uruguaiana, onde se realizam o encontro de vereadores e a 1ª Reunião dos Legislativos da Tríplice Fronteira Sul. Os dois eventos são promovidos pela União dos Vereadores do Rio Grande do Sul (Uvergs).
Os comentários de Tarso sobre a situação argentina, feitos durante uma palestra sobre o tema Globalização e Desenvolvimento Regional, incomodaram o ministro Juan Carlos Vazquez, do Consulado Geral da Argentina para a Região Oeste do Estado. O representante argentino foi o primeiro a manifestar divergências em relação aos argumentos apresentados pelo ex-prefeito da Capital, que chegou a falar no "desaparecimento da nação argentina".
– Não concordo com a idéia de que a Argentina tenha desaparecido como nação. O Estado argentino quebrou, mas essa triste história servirá para termos consciência cívica e solidária e para reconstituirmos o Estado argentino – retrucou Vazquez.
Na tentativa de amenizar o embaraço, Tarso disse que havia usado apenas uma metáfora. Bernardi, que tomou a palavra logo depois de o petista deixar o encontro, apresentou idéias para o que qualificou de "construção de um novo Estado", como a criação de um Sistema Único de Saúde estadual que repasse a cada município o valor de R$ 1 por habitante para investimento em projetos de saúde básica. Bernardi frisou que o Estado precisa de investimentos pesados na educação e deve entrar na guerra fiscal com outros Estados "para ganhar".
– A proposta do PPB é de que o governo do Estado conceda benefícios fiscais para as empresas voltarem a investir aqui – declarou.
Na manhã desta sexta-feira, dia 17, Tarso encontra-se com produtores de arroz de Uruguaiana para apresentar suas propostas para o setor. Bernardi visita a Feira Nacional do Arroz (Fenarroz), em Cachoeira do Sul.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.