| 03/05/2002 07h26min
O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, e os presidentes do PMDB, Michel Temer, e do PSDB, José Aníbal, acertaram nessa quinta-feira, dia 2, que na próxima semana será anunciado o nome do candidato a vice na chapa, o deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). Durante a conversa em visita a Ribeirão Preto, interior de São Paulo, Serra não insistiu, como vinha fazendo, na escolha de um nome conhecido nacionalmente.
Nos últimos dias, e depois de conversar com o presidente Fernando Henrique Cardoso, o senador já vinha dando sinais de que estava disposto a aceitar a preferência da cúpula do PMDB. Desde a desistência do governador de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos, que Alves é o nome mais forte. Ele é do Nordeste e do grupo que comanda o PMDB desde 1998.
Henrique Alves nasceu no Rio em dezembro de 1948, se elegeu deputado federal em 1970 e está no oitavo mandato na Câmara. Integrante da cúpula do PMDB desde 1993, é da ala que apóia o governo Fernando Henrique desde o primeiro mandato. Em 1997-1998 exerceu a presidência da Comissão de Constituição e Justiça. Na sua gestão foi aprovado o primeiro pedido de licença para abertura de processo contra parlamentar acusado de crime comum. Em seguida o deputado Sérgio Naya teve o mandato cassado. Na eleição de 1998, Alves elegeu-se com a maior votação proporcional do país: 14% dos votos válidos para o Legislativo. No ano passado, quando seu nome foi lançado para a sucessão do governador Garibaldi Alves, licenciou-se para assumir a Secretaria de Governo, cargo no qual permaneceu de fevereiro de 2001 a abril deste ano.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.