| 29/04/2002 23h30min
A Secretaria da Justiça e Cidadania colocou em atividade o contêiner instalado em caráter experimental no pátio externo da Penitenciária Estadual de Florianópolis (foto). A estrutura de aço, ainda não aprovada pelo Ministério da Justiça, conta agora com sete presos, encarcerados nas duas celas.
Na tarde desta segunda-feira, dia 29, durante visita do Diário Catarinense, os detentos presos no contêiner reclamaram das precárias condições no local. De acordo com eles, durante o dia o calor torna as celas quentes e abafadas. Ao cair da noite, o problema é o frio.
Além disso, não há ventilação adequada nem pátio para banho de sol, o que é garantido por lei. A equipe do DC constatou o calor causado pela má ventilação da estrutura.
– Estamos aqui igual animais – protestou Valtair de Jesus, 34 anos, acusado de tráfico de drogas.
Jesus contou que foi removido do Presídio Masculino para o contêiner depois de uma briga generalizada naquela instituição. Além dele, outros seis jovens ocupam a estrutura. Todos se mostraram descontentes com a transferência.
– O pessoal dos direitos humanos precisa vir até aqui – sugeriu o apenado Andreley Tomasel.
O diretor da Penitenciária, tenente Renato Sansão, acompanhou a visita do DC às novas celas. Sansão explicou que a estrutura está em caráter experimental e que os presos estão "servindo como cobaias".
O diretor da Penitenciária salientou que o contêiner de aço é mais seguro que as celas comuns, de concreto.
– Daqui só foge se for resgatado – destacou.
Sansão ouviu as reclamações sobre a falta de banho de sol e o precário fornecimento de água e prometeu solucionar o abastecimento. Já o banho de sol, destacou, só será possível quando o contêiner for transferido de local.
– Isso aqui (a estrutura) é para ter um pátio externo – afirmou.
Não há prazo de quando isso vá acontecer. Até lá, os detentos terão que permanecer confinados sem a luz do sol.
JOÃO JOSÉ CAVALLAZZI / DIÁRIO CATARINENSEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.