Notícias

 | 09/04/2002 21h50min

Extrato pode ser consultado pela Internet

Já está disponível pela Internet o acesso ao saldo e ao extrato para os trabalhadores com direito ao complemento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) relativos aos planos econômicos Verão e Collor I. Para ter acesso ao extrato, com todas as informações como os índices utilizados na correção e o valor do complemento, o trabalhador deve ter a senha do Cartão do Cidadão, que pode ser obtida em qualquer agência da Caixa.

Caso o trabalhador ainda não tenha o cartão, ele pode acessar o seu saldo com uma senha provisória, obtida no próprio site. Para obter a senha o trabalhador deve informar seu número do PIS, o CNPJ de uma das empresas onde trabalhou, a data de admissão nessa empresa e a data de nascimento. Além de permitir a visualização do saldo do complemento, a senha permite ao trabalhador atualizar o endereço e preencher o Termo de Adesão ao acordo.

Em setembro de 2000, somente na primeira semana de disponibilização do saldo regular do FGTS na Internet, foram registradas mais de 2 milhões de consultas. Mesmo com a disponibilidade das informações sobre o complemento na Internet, a Caixa está enviando os extratos em grande quantidade. Para completar as mais de 100 milhões de contas, estão sendo enviados 3 milhões de extratos diariamente. No entanto, para que o trabalhador garanta o recebimento dessa correspondência, ele deve atualizar o seu endereço junto à Caixa nos postos de atendimento ou pela Internet.

As agências lotéricas vão participar do pagamento da diferença de correção monetária devida pelo governo nas contas do FGTS dos trabalhadores. Segundo o superintendente nacional do FGTS, Joaquim Lima, as loterias pagarão, em espécie, até o montante de R$ 300. A mesma quantia poderá ser sacada nos terminais eletrônicos. Para quem tem mais de R$ 300 a receber e não possui conta bancária, o pagamento poderá ser feito nas próprias agências da Caixa.

Pelos dados da CEF, a rede bancária ainda falta remeter cerca de 20% das informações cadastrais dos trabalhadores. Mesmo assim, os técnicos garantem que não haverá atraso para o início do pagamento, previsto para o mês de junho.


_________________________________

Folheie o caderno lançado pelos jornais do Grupo RBS




_________________________________

Entidades sociais


Conheça algumas ONGs e OCIPs que lutam pela melhoria de Florianópolis


Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.