| hmin
A executiva nacional do PT não permitirá a participação dos 106 egressos do PDT gaúcho na prévia do dia 17. O grupo, que formou a corrente Unidade Socialista, aderiu à sigla um dia depois do prazo máximo permitido pelo regimento interno do partido e é constituído em sua maioria por apoiadores do governador Olívio Dutra. A resolução será comunicada oficialmente nesta quarta-feira, dia 13 de março, à executiva estadual petista.
A decisão do PT nacional torna sem efeito a votação realizada pela executiva estadual no dia 5, que resultou na aprovação, por nove votos a oito, da inclusão dos ex-pedetistas na disputa, e beneficia os defensores da pré-candidatura do prefeito da Capital, Tarso Genro. O grupo chegou a recorrer da decisão regional junto à executiva nacional do partido.
O secretário nacional de Organização do PT, Silvio Pereira, é o responsável pelo parecer que será encaminhado ao diretório estadual. Ele admite que a negativa de voto aos dissidentes do PDT irá "tumultuar" a disputa no Estado, mas afirma que a resolução obedece aos critérios estatutários do regimento petista. A medida do PT nacional anula a decisão do diretório estadual por considerar que não cabe à executiva regional decidir sobre questões de ordem nacional.
Segundo Pereira, não há nenhuma chance da executiva nacional reverter a decisão antes da realização das prévias. A próxima reunião da direção nacional será nos dias 23 e 24, data do encontro nacional do partido. Nenhuma convocação extra deverá ser realizada.
FERNANDA CRANCIOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.