Floripa 284 anos | 19/03/2010 21h33min
Se você tivesse a oportunidade de conversar com a Ponte Hercílio Luz, Jurerê Internacional e até com uma tainha, o que você perguntaria? Os repórteres do Diário Catarinense "entrevistaram" esses e outros símbolos de Florianópolis.
Os bate-papos completos estarão no caderno especial que será encartado no DC, na próxima terça-feira, quando a capital catarinense completa 284 anos de história. Um presente do jornal para todos que fazem, visitam e admiram Florianópolis.
São seis conversas descontraídas, como aquelas que temos com os nossos amigos num sábado fim de tarde à beira-mar. Nesses momentos, as palavras correm fáceis e sinceras, sem formalidades. Assim é cada linha, cada parágrafo do caderno, que traz 32 páginas. Mais um daqueles que dizemos no final: "que gostoso de ler".
Além dos citados acima, o hino Rancho de Amor à Ilha, o estressado Senhor Trânsito e o
desejado Metrô de Superfície completam as histórias do suplemento especial. O
seleto grupo foi escolhido pelo próprios leitores do jornal.
No site diario.com.br, 7 mil internautas votaram, desde fevereiro, em enquetes com 10 opções, entre os temas: praia, música, lugar, a obra mais urgente, problema e comida.
— Todo ano fazemos um caderno. Por isso, sempre precisamos inovar. Aí, pele primeira vez usando a interatividade, criamos essa brincadeira para tratar de assuntos sérios — explica Giancarlo Baraúna, editor-executivo do DC.
Os textos e as fotos casam-se ao ponto de um não ter sentido sem o outro. Essa é outra novidade. Há apenas uma ilustração para cada símbolo escolhido. Vem aberta em duas páginas.
Os enquadramentos, a luz, os elementos foram pensados para traduzir em imagens o texto. Misturam-se como água e farinha no pirão: uma vez juntos, não tem como separar.
Site especial
Como enfatizou Baraúna, o
negócio está na inovação. Caminhando na ideia do editor-executivo, a equipe do diario.com.br
ousou no quesito interatividade. Se o caderno é especial, um site também precisa ser especial, trazendo aquilo que o impresso não pode oferecer: vídeos, áudios, galeria de fotos.
Em um dos espaços, o internauta contribuirá com dicionário "manezês", onde descobriremos os significados das expressões usadas pelos nativos, conhecidos por manezinhos da ilha.
— Buscamos também uma participação maior do leitor, criando murais e promoções. Além de ver, poderá opinar, deixar suas impressões e conhecimentos sobre a cidade — destaca Alexandra Zanela, editora do diario.com.br.
O resultado você confere acessando o link diario.com.br/floripa284 — o acesso público ao site está liberado a partir da noite de 22 de março.
Presente aos leitores
Em
aniversário de cidade que se preze, sempre ouvimos a seguinte frase: "quem ganha o presente é você". Por
isso, o Diário Catarinense não quebrará a tradição e vai presentear os seus leitores um quadro de Luciano Martins.
O artista plástico criou uma obra que contempla os seis símbolos entrevistados. A tela estampa a capa do caderno especial. Para tê-la em sua casa, basta usar um pouco de criatividade e escrever uma frase de até 500 caractéres utlizando as palavras: tainha, Hercílio Luz, Jurerê, metrô de superfície, trânsito e Rancho de Amor à Ilha. Depois, envie acessando o site especial. O melhor trabalho. receberá o presente.
Esse especial é edição de colecionador. Merece ser guardado para futuramente, já amarelado e cheio de pó, ser lido por filhos e netos. Surpreender os pequenos mostrando o que a cidade foi um dia. Da mesma forma como os jovens de hoje custam a acreditar que o mar beijava as paredes do Mercado Público. Ou podemos guardar apenas para saciar aqueles momentos de nostalgia.
Assista ao vídeo da
criação do quadro:
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.