| 08/03/2011 07h02min
Quando os envelopes com as notas dos jurados começarem a ser abertos na tarde de hoje, no Sambódromo, preparem o coração. O ritmo das batidas vai acelerar. Cada quesito, cada ponto, cada décimo divulgados serão acompanhados com apreensão.
A apuração começa a partir das 14h desta terça-feira no complexo do Porto Seco. Os resultados do Acesso, Tribos e Grupo A deverão ser conhecidos das 14h às 15h45min. A partir das 16h, começa a apuração do Grupo Especial, com transmissão pela RBS TV.
O acesso às arquibancadas será gratuito. Na pista, poderão ficar os diretores das agremiações (que estiverem vestindo camisetas das escolas). Não será permitida a presença de pessoas na pista sem camiseta da escola.
Este ano, a campeã do Grupo A sobe para o Grupo Especial e três escolas do Especial serão rebaixadas. A regra está definida no Regulamento Geral do Carnaval da Aecpars.
- Festa será no sábado
O desfile das campeãs do Carnaval será neste sábado. Não haverá venda de venda de ingressos antecipada. Quem quiser ir à festa, que começa às 20h, deverá comprá-los no próprio sábado. Há 4,2 mil ingressos à venda, ao preço de R$ 10.
- Na expectativa
Ontem, o DG ouviu representantes de três das quatro favoritas ao título (os representantes da Restinga não foram localizados). Confira:
Império da Zona Norte
– Estamos bem otimistas em relação ao resultado, pelo trabalho que fizemos e por nosso desempenho. Se chegarmos ao título, vamos fazer a festa que o imperiano merece.
Walmir Oliveira, diretor de Carnaval
Imperadores do Samba
– Não sei o que passa na cabeça dos jurados, mas a nossa parte fizemos bem. Posso dizer que estaremos entre as três primeiras. Tivemos problemas, mas nada que nos tire do páreo.
Luiz Carlos Amorim, presidente.
Embaixadores do Ritmo
– Acho que brigamos pelo segundo lugar. Tivemos uma dificuldade na evolução, e os jurados viram. Mas é o mínimo de pontos que vamos perder.
Alecsandro da Silva, o Kiko, Carnavalesco.
- Cinco escolas disputam vaga na elite
A noite de domingo foi reservada para a apresentação das escolas do Grupo Intermediário A, no Porto Seco. Com o enredo São Luiz Padroeiro, Abençoai Essa Brava Gente Canoense, a Acadêmicos de Niterói, primeira a desfilar, mostrou força no Sambódromo. A Acadêmicos – que entrou na passarela sob o grito de fãs nas arquibancadas, que cantavam e dançavam o samba – fez um desfile colorido e com muita garra dos integrantes, e mostrou qualidade para tentar uma vaga no Grupo Especial em 2012.
Única escola de samba com uma intérprete mulher, Luciana Batista – que se destacou em um vestido vermelho e com um vozeirão de deixar os puxadores da ala masculina com inveja – a escola contou a história de Canoas, de Niterói– bairro de origem da agremiação e da Vila João de Barro, onde está localizada sua quadra.
- Tribos também desfilaram
Em seguida, vieram Unidos da Vila Mapa (Lomba do Pinheiro), Filhos da Candinha (Campo da Tuca), Protegidos da Princesa (Novo Hamburgo) e Realeza (Bairro Partenon).
Antes da apresentação do grupo, o público apreciou duas escolas convidadas, a Cohab/Cavalhada e a Unidos do Vasquinho. Também desfilaram as duas tribos carnavalescas da Capital, Os Comanches e Os Guaianazes.
- Últimos confetes - em alemón no samba
– Carrrnafffalll? Ih, até agora eu só tinha ouvido falar.
Sim, foi com este seu sotaque puxado de alemón que Cândido Koch, 33 anos, e outros 50 integrantes de grupos folclóricos alemães – todos do Interior – estrearam na festa de Momo pela Vila do IAPI, na sexta. Claro, o enredo, sobre a cerveja, tinha de ter alemão.
O pessoal vindo de São José do Hortêncio, como o Cândido, e ainda de Bom Princípio, São Vendelino e Alto Feliz, mostrou destreza. Vez por outra, encaixavam os passos típicos da colônia alemã no desfile, e não atravessaram o samba.
- Passando aperto
Pouco antes da entrada da Império do Sol, que abriu os desfiles de sábado, a galera na arquibancada protestava. Sob gritos de “superlotado”, Solange da Silva, de 45 anos, queixava-se por ter vindo de Viamão, mas não ter conseguido um lugar para se sentar com a filha, Julia, 12 anos.
– Comprei os ingressos há muito tempo, cheguei cedo e mesmo assim estamos apertadas contra as grades. A organização, nesse sentido, está péssima, parece que vendem muito mais ingressos do que cabe – afirmou, enquanto pessoas aplaudiam e faziam coro.
- É na Rua do Perdão
Nesta terça-feira de Carnaval, a Rua do Perdão volta a agitar foliões de Porto Alegre. É na Rua da República, na Cidade Baixa, reduto de carnavalescos da cidade. O festerê começa com uma concentração logo depois das 11h. Ás 15h será a vez dos pequenos sambistas no baile infantil. Mas é das 19h às 22h que a banda dará todo o seu recado.
Ao menos desta vez, espera-se que a prefeitura providencie o carro de som e os banheiros químicos que faltaram na festa de sábado.
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.