Notícias

 | 07/10/2005 22h25min

Tricolor vence o Avaí e garante vaga na fase final

Time foi beneficiado pelo empate entre Santo André e Santa Cruz

O Grêmio está classificado para a fase final da Série B do Brasileirão. Sob chuva intensa, o Tricolor superou as dificuldades de um gramado impraticável e bateu o Avaí por 3 a 1 na noite desta sexta, em Florianópolis. Com o resultado, o time do técnico Mano Menezes garantiu a vaga na fase decisiva da competição com uma rodada de antecedência, já que Santo André e Santa Cruz empataram em 1 a 1 na outra partida do grupo.

A classificação, no entanto, não veio sem uma dose extra de sofrimento. A chuva que caiu durante todo o dia na capital catarinense tornou o gramado da Ressacada inadequado para a prática do bom futebol. Quem foi mais prejudicado com as poças d’água foi o time do Grêmio, que pretendia impor sua superioridade técnica contra um time que já entrara em campo já eliminado da competição.

Surpreendentemente, o Avaí iniciou a partida com uma disposição fora do comum. Tanto que, em menos de 20 minutos de partida, três jogadores do time catarinense já haviam recebido o cartão amarelo – Rafael Gaúcho, Paulo Foiani e Samuel. Este último receberia o vermelho logo em seguida, depois de se envolver em uma discussão com Luiz Fernando, que terminou com a expulsão de ambos.

Em um gramado encharcado que prejudicava a condução da bola, o Avaí levou nítida vantagem nos minutos iniciais. Aos nove, Samuel arriscou da intermediária e obrigou Galatto a se esticar todo para evitar a abertura do placar. Oito minutos depois, Fernando aproveitou cruzamento nas costas de Domingos e cabeceou para o chão, obrigando o arqueiro gremista a fazer outra grande defesa.

O Tricolor só foi chegar com objetividade à meta adversária aos 27 minutos. Pedro Júnior fez boa jogada pelo lado esquerdo e lançou para Luiz Fernando. O meia gremista invadiu a área e chutou rasteiro para a primeira intervenão de Adinam. O Grêmio só teria outra oportunidade para marcar mais de 10 minutos depois, quando Prateat segurou Pereira dentro da área. Pênalti, que Ricardinho cobrou no canto direito para abrir o placar.

Mas a comemoração dos cerca de três mil gremistas que viajaram a Florianópolis para fazer a avalanche nas arquibancadas da Ressacada durou menos de cinco minutos. Aos 47, Carlinhos levantou uma bola na área e Fernando saltou para dividir com Galatto. Pressionado, o goleiro gremista acabou socando a bola para dentro do gol. Os jogadores reclamaram muito, cobrando a marcação da falta no goleiro, mas o árbitro validou o lance.

Na volta do intervalo, Mano Menezes mandou Paulo Ramos a campo no lugar de Marcelo, que não vinha fazendo boa partida. Em seguida, tirou o esforçado mas pouco eficiente Pedro Júnior para colocar Samuel. As alterações deram certo, e o Grêmio chegou ao segundo aos 22 minutos. Patrício cobrou falta da direita e a zaga do Avaí cortou mal. Ricardinho, na segunda trave, não desperdiçou e, de cabeça, empurrou para as redes.

A partir daí, o time catarinense murchou e só deu Grêmio em campo. Aos 27 minutos, Samuel roubou uma bola na intermediária, invadiu a área e chutou para fora, desperdiçando uma chance incrível. Dois minutos depois, no entanto, ele não errou. Depois de bom passe de Ricardinho, Samuel invadiu a área e chutou rasteiro, na saída do goleiro. A bola ameaçou parar nas poças d’água, mas caprichosamente bateu na trave e entrou, liquidando a partida na Ressacada.

MÁRCIO RAMOS LUIZ
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.