| 23/08/2005 08h32min
O norte-americano Lance Armstrong afirmou que jamais tomou drogas que pudessem melhorar seus resultados. O ciclista classificou como jornalismo de escândalo as informações divulgadas pelo jornal L'Equipe. O diário publica, em sua edição de hoje, que Armstrong se dopou com EPO no primeiro Tour de France que ganhou, em 1999, segundo análises recentemente feitas pelo laboratório francês de referência.
– Mais uma vez, um jornal europeu relata que eu dei positivo por drogas que favorecem o rendimento. O L'Equipe informa que minhas amostras de 1999 deram positivo. Infelizmente, a caça às bruxas continua e o artigo é outro mais do jornalismo sensacionalista – declarou Armstrong, que encerrou sua carreira em julho após seu sétimo título consecutivo da Volta da França.
As análises de um conjunto de amostras anônimas conservadas da Volta de 1998 e da de 1999 foram feitas a partir de dezembro do ano passado e não tinham intenção de descobrir ciclistas que haviam se dopado, mas afinar os critérios para a detecção de positivos e foi feito pelo laboratório francês em colaboração com a Agência Mundial Antidoping (AMA).
O jornal lembra que em 1999 o teste de urina da EPO não existia e que só foi validado pela União Ciclista Internacional em abril de 2001.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.