Notícias

 | 02/05/2005 09h17min

Vizinhos minimizam ameaça de teste norte-coreano

Uso de um míssil de pequeno alcance ocorreu no domingo

O suposto teste de um míssil norte-coreano, no final de semana, não foi motivo para grande preocupação na região, uma vez que aparentemente se tratava de uma arma de curto alcance, incapaz de transportar ogivas nucleares, segundo autoridades. Mas o teste vai prejudicar os esforços pela retomada das negociações sobre o programa nuclear da Coréia do Norte, segundo essas fontes.

O teste do que parecia ser um míssil de pequeno alcance ocorreu no domingo sobre o mar do Japão, de acordo com autoridades norte-americanas, que temem que a Coréia do Norte esteja preparando um teste nuclear. Um funcionário sul-coreano destacou o fato de que o míssil testado é incapaz de transportar ogivas nucleares, enquanto uma porta-voz do ministério japonês de Defesa afirmou que o lançamento ainda não foi confirmado.

– A esta altura, supõe-se que o míssil em questão tenha voado uma distância muito curta e não possa ser descrito como algo que tenha um impacto particular sobre a segurança do nosso país – disse ela.

A agência japonesa Kyodo afirmou que o lançamento ocorreu por volta de 8h de domingo (hora local). O governo acredita que poderia se tratar de pequeno míssil balístico, com alcance de 100 quilômetros. O teste provavelmente ocorreu na costa leste da Coréia do Norte.

Em junho de 2004, a Coréia do Norte supostamente disparou um tipo semelhante de míssil, no momento em que autoridades de seis países (Estados Unidos, Rússia, China, Japão e as duas Coréias) se reuniram em Tóquio para a última rodada de negociações multilaterais sobre o programa nuclear do país comunista.

– Este lançamento de míssil não significa que haja um aumento da ameaça da Coréia do Norte – disse o analista Noriyuki Suzuki, da Radiopress, de Tóquio, que monitora as ações de Pyongyang.

As informações são da agência Reuters.


 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.