| hmin
O Brasil não repetiu o resultado de 2003 na prova feminina da etapa do Rio de Janeiro da Copa do Mundo de Triatlo. A vitória, que no ano passado foi de Carla Moreno, ficou este ano com a portuguesa Vanessa Fernandes. Mariana Ohata foi a única brasileira a completar a prova, terminando em 11º. No masculino, o único representante do Brasil a encerrar a disputa foi o cearense Antonio Marcos da Silva, em terceiro. O francês Cedric Deanaz conquistou a disputa.
As mulheres abriram as competições do dia. Após uma natação muito forte, em que completaram os 1,5km em pouco mais de 11 minutos, a norte-americana Joana Zeiger, a australiana Annabelle Luxford, a canadense Jill Savege e a portuguesa Vanessa Fernandes formaram o primeiro pelotão do ciclismo. Na última das sete voltas na Avenida Atlântica, que completavam os 40km de bicicleta, foram alcançadas por um grupo que vinha logo atrás e partiram para a corrida de 10km em um pelotão de nove atletas. A portuguesa Fernandes, de apenas 19 anos, liderou a primeira volta das quatro voltas, abrindo grande vantagem na volta final, o que lhe assegurou a vitória.
As brasileiras não tiveram tanta sorte. Carla Moreno teve problemas com o câmbio de sua bicicleta, o que fez com que ela abandonasse a prova na terceira volta do ciclismo. Única representante do Rio na prova, já que Ana Boccanera não competiu por estar com febre, Sandra Soldan sentiu a contusão no glúteo que a fez abandonar a prova em Atenas e parou na primeira volta da corrida. Com isso, Mariana Ohata, assim como nos Jogos Olímpicos, foi a única a completar o circuito.
Entre os homens, o santista Paulo Miyasiro, considerado um dos grandes nadadores do triatlo mundial, foi o primeiro a sair da água, seguido por um grande grupo de atletas. Durante a maior parte do ciclismo um pelotão de 12 atletas liderou a prova, até que nas últimas voltas os brasileiros Virgílio de Castilho e Marcus Ornellas escaparam e chegaram a abrir uma vantagem de 44 segundos. Mas na última volta, foram ultrapassados por Cedrik Deanaz, da França, e Mark Albert, da Estônia, os primeiros a sair para correr e que continuaram líderes durante todos os 10km, até completar a prova.
A surpresa da última etapa, mais uma vez, repetindo o que aconteceu em 2003, foi o cearense Antonio Marcos da Silva, que fez a mais forte prova de corrida e partiu do terceiro pelotão de corredores para ser o terceiro colocado da prova.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.